Laboratório de Atividades do Amanhã

Atento ao impacto dos avanços tecnológicos e às transformações que eles promovem na sociedade, o Museu do Amanhã desenvolveu uma área especialmente dedicada à inovação e à experimentação: o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA). O LAA tem como missão prototipar um futuro mais social e sustentável, usando tecnologias exponenciais e tradicionais de maneira transdisciplinar. O Laboratório catalisa a introdução e adoção de novas ferramentas, processos e inovações para inspirar nossos visitantes e participantes a deixarem de ser simplesmente consumidores de seus mundos real e digital e se tornarem criadores.

Apresentado pelo Banco Santander, patrocinador máster do Museu, o LAA é a área de experimentação, prototipação e inovação do Museu do Amanhã. O LAA é uma plataforma de conexões transdisciplinares de arte, ciência e tecnologia.  A missão do laboratório é prototipar um futuro mais sustentável e social usando tecnologias tradicionais e exponenciais com uma abordagem transdisciplinar. 

Lançando uma ponte entre o pensar e o fazer, entre o imaginar e o realizar, o LAA explora oportunidades e desafios em um universo com mudanças contínuas e cada vez mais acentuadas. O LAA tem dois focos principais de atuação: os efeitos e resultados das tecnologias exponenciais – como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, genômica, impressão 3D, nano e biotecnologia – e o futuro de determinados temas, como trabalho, urbanização, fabricação e alimentação. 

O laboratório também é uma plataforma para pesquisadores, startups, empresas e criativos compartilharem projetos e ideias. Em suas mostras temporárias, o espaço exibe protótipos e estudos sobre novos materiais, além de criações de artistas nacionais e internacionais, estimulando a prototipação de soluções de impacto para suas vidas e para o mundo, assim ajudando a criar os futuros preferíveis – um dos temas centrais do Museu.

As principais áreas de foco do LAA são 1) os efeitos e resultados de tecnologias tradicionais e exponenciais – como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, impressão 3D, nano e biotecnologia e 2) o futuro de tópicos como trabalho, urbanização, manufatura , moda e comida.

Para desenvolver esses tópicos, o Laboratório trabalha em quatro frentes: 1) Programa de Arte e Tecnologia, 2) Exposições, 3) Atividades 4) Residências artísticas.

 

Arte e tecnologia

Exposições

Atividades

Residências