Interface / Interlace – Futuro da Moda

Moda é a pele que escolhemos. Ela está presente na vida de todos, o tempo todo, todos os dias. Moda é costume, é tendência de consumo, é comportamento e é também história. Mas que história a indústria cria ao lançar novas coleções constantemente, com preços de pouco impacto financeiro ao consumidor, mas muito impacto social e ecológico? Qual legado criamos com essa tendência?

Foi com essa inquietação que criamos o Programa de Residência Tecnologia Na Moda. Questionamos apenas um tipo de moda: a não-sustentável. A moda que não enxerga como as soluções de curto prazo afetam a todos no longo prazo, incluindo ela mesma. Durante cinco meses, estilistas e designers de produtos estiveram juntos com especialistas de novas tecnologias em uma jornada de experimentação com o objetivo de prototipar uma moda mais responsiva, inclusiva, sustentável e responsável. O resultado do programa é a Exposição Interface/Interlace. 

Durante cinco meses, estilistas e designers de roupas estiveram juntos com especialistas de novas tecnologias em uma jornada de experimentação para prototipar uma moda mais responsiva, inclusiva, sustentável e responsável no Programa de Residência “Tecnologia Na Moda”. O projeto é uma co-realização do LAA com a plataforma multicultural O Cluster e a start-up de biotecnologia ambiental, Biotecam.

“Interface/Interlace” exibiu peças produzidas durante o programa aplicando novas ferramentas, técnicas e processos – como eletrônica, sensores, impressão 3D, corte a laser e biotecidos – para explorar uma nova forma de fazer moda. Os resultados das experiências feitas durante o programa geraram a exposição.

14 de Julho de 2017 – 15 de Novembro de 2017