Observações
Anja Zachau, residente do LAA- Laboratório de Atividades do Amanhã, desenvolveu o trabalho “Super Clam - impressão 3D marítima”, o qual consiste em usar as conchas dos mariscos retirados do sistema de ar-condicionado do Museu do Amanhã para fazer uma pasta para impressora 3D e, com isso, construir peças de design sustentável.
Participante do Programa de Fellows que acontece no Museu do Amanhã desde 2016, em parceria com o Consulado Geral dos Países Baixos, Anja fez design industrial em Bauhaus University Weimar e teve várias nomeações de prêmios internacionais. Para a residência no LAA, ela veio representando o Studio Tjeerd Veenhoven, que trabalha com design de produtos utilizando materiais novos e sustentáveis na Holanda.
Os mariscos que se fixam no ar condicionado têm que ser removidos, mas será que podemos usar esse lixo para criar algo novo? É com esse questionamento que o LAA, através da pesquisa de Anja, está explorando um novo uso para esses mariscos, que serão triturados e os seus componentes, separados, para se criar um material que possa substituir o plástico que usamos para imprimir normalmente.