Instituto de Desenvolvimento e Gestão

O Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG é uma Associação Privada Sem Fins Lucrativos, qualificada como Organização Social (OS) no Estado e Município do RJ e Município do Recife. Uma organização criada em 2001, porém em 2013 é reorganizada para o modelo que atua hoje:  na gestão privada de projetos de interesse público, especializada na implementação, gestão e realização de projetos culturais e ambientais.

Atualmente é responsável pela a gestão do Museu do Amanhã, desde fevereiro de 2015, via um contrato de gestão celebrado entre o IDG e a Companhia de Desenvolvimento Urbano da região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP). E pelo Paço do Frevo, em Recife, via contrato com a Prefeitura da cidade do Recife e ainda, na área ambiental realiza a gestão operacional dos projetos advindos do Mecanismo de Conservação da Biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro, denominado Fundo da Mata Atlântica (FMA). Desde 2013, o IDG administrou oito projetos, 19 equipamentos, com uma mais de 5,8 milhões de pessoas atendidas.

Com um sólido modelo de governança, pautado pela segurança jurídica, financeira e transparência na gestão, é constituído pelos conselhos administrativo e fiscal, formado por pessoas da área corporativa, cultural e de organizações não-governamentais, que participam da gestão, estratégia e assuntos fiscais do Instituto. Para além destes, conta também com um Conselho Científico (MdA) que reúne um grupo de acadêmicos, que funciona como um conselho curatorial que promove temas e ideias de importância científica nacional e internacional a serem adotadas na programação anual. E ainda, um Conselho Consultivo tanto no MdA quanto no Paço do Frevo, composto por membros da Prefeitura, empresas e instituições relevantes dos mais diversos segmentos.  Preservamos e garantimos nossa ética e segurança administrativa também com a criação de uma área de compliance, o que repercute na credibilidade e a confiança de parceiros, instituições e vários agentes da sociedade civil.

O IDG orgulha-se de ter como sua missão, o desenvolvimento do potencial de pessoas e organizações por meio das artes, da cultura e do meio ambiente, tendo a gestão como principal instrumento de realização. Para mais informações acesse o site.