CAPTE-ME: nenhuma presença será ignorada

O Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), área do Museu dedicada à inovação e experimentação, apresenta a exposição interativa “CAPTE-ME: nenhuma presença será ignorada”, sobre a nova e principal matéria-prima da sociedade contemporânea: dados.

Em grande volume, os dados são capazes de transmitir uma mensagem que irá gerar novos conhecimentos. Porém, esses dados servem também como rastros, contendo informações sobre o que fazemos, compramos, queremos ou gostamos. Esses dados são captados e utilizados, muitas vezes sem nem percebermos.

“CAPTE-ME: nenhuma presença será ignorada” traz a ideia de que produzimos constantemente rastros digitais que, depois, são utilizados por outras pessoas ou empresas. Estes conceitos foram apresentados por meio de ambientes lúdicos e exploratórios, onde os visitantes interagiram com projeções, sons e gráficos que mostram dados recolhidos do público em tempo real, por sensores instalados em túneis que recortam a exposição. Além disso, textos e vídeos de especialistas abordaram temas como “O que é dado, informação e conhecimento”, “Internet de Todas as Coisas” e “Big Data”; enquanto tablets exibem visualizações geradas pelo fluxo de pessoas no mundo.

06 de maio de 2016 – 14 de setembro de 2016